Infraestrutura de rede
A infraestrutura de rede da sua organização é o alicerce para que as aplicações possam ser executadas e permite o escalonamento e crescimento da organização.
Por isso, um planejamento da infra estrutura é um passo fundamental para o bom desempenho de TI da organização.
Uma infraestrutura de TI bem planejada e adequada para as necessidades da organização é um investimento importante, entretanto, uma boa infra estrutura não aparece aos olhos no dia a dia. Fica como algo subjetivo e muitas vezes não notado. E é assim mesmo que deve ser.
Por exemplo, quando uma secretária salva um documento numa pasta da rede. Para ela, esta é uma atividade simples, que ela faz dezenas de vezes durante o dia. É um procedimento até mesmo automático. Entretanto, por trás dessa simples ação, existe um complexo tecnológico que permite que isso aconteça. Ela só consegue fazer isso, por que existe uma topologia de rede (cabos de rede UDP ou rede sem fio) corretamente instalados. Existe um servidor de arquivos que armazena o documento na pasta adequada e garante que os privilégios de acesso a segurança sejam mantidos. Soluções de backup garantem que no caso de um sinistro, defeito em algum equipamento ou até mesmo uma exclusão de um arquivo por engano pelo usuário, não causa maiores transtornos e permita a reposição deste arquivo sem maiores dificuldades.
Quando um funcionário manda e recebe e-mails, ou navega pela internet, existe um firewall que garante que acessos não autorizados originados na internet não prejudiquem a segurança da rede interna. O proxy controla a navegação, proibindo o acesso a páginas não autorizadas.
Quando a infraestrutura de “TI” aparece, é por que existe um problema. Quando a secretária tentar salvar o arquivo, abrir uma página ou mandar um e-mail e vem como reposta um “erro”, então a infraestrutura de TI começa a “aparecer” e as dores de cabeça também !
A infra estrutura de TYI basicamente se divide em:
Rede física
Instalação e certificação de cabeamentos, redes sem fio, racks, e instalação física dos servidores
Rede Lógica
Formatação, instalação e configuração dos softwares instalados nos servidores a fim de atender as demandas da rede em qualquer plataforma e em qualquer sistema operacional.
Virtualização
A virtualização usa uma camada de software para simular a existência de hardware e criar um sistema de computadores virtual. Em um único servidor físico (HOST) consegue-se criar diversas máquinas virtuais com sistemas operacionais distintos